SLU retoma licitação de coleta seletiva

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) remarcou a abertura dos envelopes da licitação para a coleta dos resíduos secos para hoje (27) e, até o fim de outubro, devem ser anunciados os vencedores da concorrência.

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) havia suspendido o primeiro edital em janeiro. O mais recente foi relançado há um mês e não foi questionado pelo tribunal.

“Com a liberação do edital pelo TCDF, esperamos que a coleta seletiva já esteja implantada e funcionando até novembro”, afirmou o diretor-geral, Gastão Ramos.

As empresas vencedoras serão responsáveis pela manutenção da coleta seletiva em todo o DF, inclusive nas áreas rurais. Todo lixo seco separado pela população vai ser doado às cooperativas de catadores credenciadas no SLU.

No edital lançado, o SLU dividiu o DF em quatro grandes lotes. As cidades foram agrupadas de acordo com a quantidade de resíduos produzidos, de forma que seja coletado, por grupo, cerca de 100 toneladas/dia de recicláveis. “Hoje, o DF reaproveita apenas 3% do lixo, mas a meta é que a gente alcance 15% até o ano que vem”, destacou o diretor.

Depois de concluída a licitação será feita uma campanha de conscientização para esclarecer a sociedade sobre o tema. O principal foco vai ser a importância de separar o lixo orgânico do lixo seco.

Fonte:

Deixe um comentário