Seplan e UnB firmam acordo para compartilhar infraestrutura

A Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) assinou acordo de cooperação técnica para compartilhar a malha de fibras ópticas com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação Universidade de Brasília (FUB). O objetivo é expandir a utilização da infraestrutura e o uso dos serviços das redes GDFNet e GigaCandanga.

Segundo a subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) da Seplan, Renata Márcia Galdino, com o acordo o governo aumentará o alcance da sua rede de fibra óptica sem aumentar os investimentos. “Com a iniciativa, atenderemos 83% das regionais administrativas com links de alta velocidade ainda no primeiro semestre de 2014”, explicou.

Entre as atribuições do Distrito Federal no acordo estão: garantir a manutenção da infraestrutura de dutos e cabos de fibras ópticas nos trechos de sua responsabilidade, realizar testes das redes em conjunto com a FUB e zelar pela infraestrutura e equipamentos da GigaCandanga durante a utilização da rede.

A parceria com a FUB a faz parte das ações do GDF para modernizar a sua rede de comunicação corporativa, a GDFNet. Em 2011, o governo possuía apenas 18km de rede de fibra óptica, em 2013, a expansão alcançou os 100 km, e, para 2014, a previsão é chegar aos 300 km. Desde 2011, foram investidos R$ 11 milhões nesse projeto.

Fonte:

Deixe um comentário