Brasília, ainda no início de sua História, foi palco das lutas do povo contra o regime militar instalado pelo golpe de 1964, quatro anos após a inauguração da nova capital. A música foi uma importante arma dos brasileiros para contrapor a censura e o silêncio imposto pelos militares. Os protestos eram disfarçados em ritmo de samba, rock, forró e baião. Nesse contexto, a cidade se tornou a capital nacional do rock.
Surgiram aqui as bandas Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, dentre outras. A cidade era, nos anos 1980, o maior celeiro de bandas do país. O tempo passou, muitas coisas mudaram, a ditadura caiu, a revolta diminuiu e o rock nacional foi se restringindo, até hoje, às mesmas bandas.
Na capital, as roupas pretas e calças rasgadas deram lugar às botas, fivelas e chapéus. As rockonhas foram sumindo aos poucos e passaram a aparecer casas noturnas regidas por um ritmo ligado ao country, americano como o rock.
Nasce, assim, o reinado do sertanejo em Brasília. Por aqui, todo dia é dia de dançar a dois, relembrar modas antigas e aprender novos hits. Embalando grandes festas de rodeio e agropecuárias por todo o país, o ritmo ganhou força e hoje tem inúmeros representantes brasilienses no cenário nacional.
A fila, que foi puxada por Zé Mulato e Cassiano nos anos 1990, já tem um emaranhado de opções de duplas. A mais famosa delas é Rick e Renner. Mas também tem Henrique e Ruan, Boni e Belucco, Rick e Rangel e uma nova promessa: Higor e André Vaz.
Desajeitado – Crias de Taguatinga, Higor Henrique, 22, e André Vaz, 21, encontraram na música o grande ponto de intercessão da amizade. Uma aproximação natural, embalada pelos novos hits sertanejos e pelas velhas modas de viola.
Em junho de 2011, os dois amigos se consolidaram como a dupla Higor e André Vaz e na terça-feira (3) lançaram o primeiro clipe da música Desajeitado.
“Desajeitado começou com uma brincadeira. Confesso que não sou um pé-de-valsa. Longe disso. Todos sabiam que era meio desajeitado na dança e isso virou meio que eu um carma (risos). Todos da nossa equipe, inclusive o Higor, brincavam com isso. Um dia resolvi levar para o plano da música uma situação com alguém que também fosse cintura dura, como eu. Mandei a letra para o Higor. Ele logo colocou melodia e, junto com nosso produtor, Thales, mudou algumas coisas. Pronto, estava feita “Desajeitado”, conta Vaz exalando a mesma alegria passada pela música.
A dupla bebe da fonte eclética da capital do país. Apesar de serem tradicionalmente sertanejos, Higor, da mesma forma que André, passou por outros compassos e cadências. André já fez parte de bandas de rock e de música brasileira, assim como Higor, que já chegou até a cantar pagode e músicas internacionais. A mistura já gerou bons frutos para a dupla, como o casamento das músicas Lei do Desapego, do cara do arrocha, Thiago Brava e I’m Yours, do romântico Jason Mraz.
Para quem curte o trabalho de Higor e André Vaz e não consegue parar de escutar e se divertir com “Desajeitado”, a dupla anuncia: novidades estão por vir. “A médio prazo, estamos pensando na gravação de duas novas músicas, de nossa autoria. Só que, dessa vez, algo mais voltado para o sertanejo de raiz e o sertanejo romântico”, revela Higor com exclusividade ao Brasília Capital.
Além das novas composições em mente, uma grande festa para comemorar o primeiro clipe está sendo organizada. Vale ficar atento para não perder!
Serviço
Contatos para shows: (61) 8553-6694.
Twitter: @duplaheav Facebook www.facebook.com/ HigoreAndrevaz
Fonte: da redação