Saúde contratará técnicos de saúde bucal

Os 144 técnicos de enfermagem, que atualmente trabalham nos serviços de odontologia da rede pública de saúde, serão realocados e substituídos por técnicos de saúde bucal até 2017, conforme acordo firmado ontem (2) entre a Secretaria de Saúde e os conselhos regionais de Enfermagem e de Odontologia.

“Estamos regularizando uma situação criada na rede anos atrás, um desvio que precisava ser resolvido”, esclareceu o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, ao explicar que as substituições serão promovidas de forma gradativa nos próximos quatro anos.

Desde 1981, quando a Secretaria de Saúde passou a oferecer serviços de odontologia, os cirurgiões-dentistas eram auxiliados por profissionais da enfermagem que fizeram cursos de capacitação, mesmo com a regulamentação da profissão de técnico em higiene dental, em 2008.

Para regularizar essa situação, a secretaria se comprometeu a convocar os 89 técnicos de saúde bucal aprovados no concurso de 2011 que ainda não foram nomeados, e a promover uma nova seleção para o cargo.

“Atualmente existem 144 servidores da enfermagem atuando na Odontologia e a substituição deles de maneira abrupta pode trazer prejuízos aos serviços, por isso a necessidade desse acordo”, ressaltou o gerente de Enfermagem, da Secretaria de Saúde, Márcio Mata.

“Acho importante a transição para que os serviços não sejam prejudicados e para evitar traumas nos servidores em desvio de função”, acrescentou o vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF, Eduardo Mamede.

Fonte:

Deixe um comentário