Saiba onde haverá racionamento de água nesta quinta-feira

Crise hídrica tem deixado as torneiras secas no DF. Foto: Reprodução/internet

O racionamento de água no Distrito Federal, promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), atinge amanhã (26) o Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I. A interrupção do fornecimento de água em parte do DF, em sistema de rodízio, visa assegurar a capacidade hídrica para o próximo período de seca na cidade.

A medida foi tomada depois que o nível da Barragem do Descoberto, que abastece a região do rodízio, chegou abaixo de 20%. Além disso, o índice de chuvas em dezembro e janeiro ficou abaixo do previsto. O esquema semanal de racionamento adotado pela Caesb prevê a interrupção do fornecimento em um dia, dois dias de estabilização e três de fornecimento normal de água.

Na fase de estabilização, a água retorna ao consumidor gradativamente, para evitar riscos de rompimento da tubulação. Além da interrupção do fornecimento de água, moradores do DF terão a pressão da água reduzida a partir de 30 de janeiro, na região abastecida pelo reservatório de Santa Maria. De acordo com a Caesb, esse reservatório está com nível de água em torno de 40%. Portanto, não haverá rodízio no fornecimento de água no Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Paranoá, Varjão, Itapoã e Jardim Botânico.

O governo do Distrito Federal também vai cobrar tarifa de contingência sobre a conta de consumo, estabelecer restrição de horários para captação de água por caminhões-pipa e divulgar orientações para estabelecimentos como lava-jato.

 Onde haverá o racionamento de água nos próximos dias:

Quinta (26)
Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I

Sexta (27)
Águas Claras (zona alta), Concessionárias e Taguatinga Norte

Sábado (28)
Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II

Domingo (29)
Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria

Segunda (30)
Gama