RS pede mobilização por doação de sangue

Após a tragédia em Santa Maria (RS) que deixou 236 mortos e centenas de feridos, o Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaroa de Saúde do Estado, pediu mobilização da sociedade por doações de sangue nas próximas semanas. Segundo o órgão, apesar de o estoque ter se mostrado suficiente para atender pacientes internados na cidade universitária e na capital, Porto Alegre, será necessária sua reposição.
Mobilizados pelo acontecimento, mais de 200 voluntários doaram sangue no Hemocentro de Santa Maria, no domingo, montante mais de duas vezes superior ao de um dia comum na instituição – são, em média, 75 doações por dia. Muitas pessoas ainda agendaram uma data para ir ao local inda esta semana, já que a validade de alguns componentes sanguíneos coletados é de apenas cinco dias.
É necessário ter entre 18 e 68 anos e estar com boas condições de saúde para realizar doações, que podem ser feitas em qualquer unidade de hemocentros públicos do Rio Grande do Sul. O doador precisa ter em mãos documento de identidade oficial com foto e, se menor de 18 anos, de uma autorização de pais ou responsáveis legais.
Fonte: Portal Terra
Sites e Blogs

Deixe um comentário