Redação para o futuro PMDF

Teremos pela frente dois feriados – dia 21 de abril e dia 1º de maio. Para o concurseiro, a oportunidade ideal para estudar! E que tal aproveitar a ocasião para treinar a redação discursiva da PMDF?

Farei, no meu artigo desta semana, mais um tema orientado para a PMDF. Leia tudo com carinho e mãos à obra!

Redija um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, acerca do tema:

Tema: O policial militar contemporâneo: muito mais do que um agente de segurança.

Ao redigir o seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

– A importância do estudo de temas transversais (como inglês e informática) para o exercício da atividade policial.

– O papel social do policial militar.

– Como deve ser a formação de um policial militar contemporâneo?

Vamos planejar o texto?

1º parágrafo (introdução): organize-o em dois períodos centrais. No primeiro, faça uma comparação simples entre as atividades do policial militar antigamente e atualmente. No segundo, apresente a sua tese (o policial militar é, hodiernamente, mais que um agente de segurança).

2º parágrafo (desenvolvimento): antes de tudo, veja que o primeiro tópico é afirmativo (portanto, não estou colocando à prova se é ou não importante que policiais militares adquiram conhecimentos transversais). Defenda o primeiro tópico. Esse parágrafo deve ter três períodos centrais: (1) uma explicação acerca da importância de temas transversais; (2) a importância da língua inglesa; (3) a importância da informática. Lembre-se: os períodos 2 e 3 devem servir de ratificação para o que foi apresentado no (1).

3º parágrafo (desenvolvimento): No primeiro período, defenda que o policial militar, além de um agente de segurança, é também um promotor de ações sociais e cidadãs. No segundo período, justifique por que motivos o policial está, hoje, além de sua atividade-fim. No terceiro, dê exemplos dessa atuação policial.

4º parágrafo (conclusão): primeiramente, reafirme a sua tese (de fato, o policial militar contemporâneo é mais do que um agente de segurança). Além disso, faça a sua elaboração crítica, indicando como deve ser, na sua opinião (mas em linguagem impessoal) a formação hodierna de um policial militar.

Se você quiser, publique, em seu Instagram, texto feito por você com a hashtag #RedaçãoDeUmFuturoPMDF. Passarei por lá e farei breves comentários, ok?

Deixe um comentário