Rafael Correa consegue reeleição no Equador

O presidente do Equador, Rafael Correa, foi reeleito no domingo (17/2) no primeiro turno para mais um mandato de quatro anos, com uma vitória folgada, que ele celebrou com milhares de partidários nas ruas de Quito.


“Esta revolução ninguém para, estamos fazendo história. Estamos construindo a pátria pequena e a pátria grande. Obrigado por esta confiança, nunca lhes faltaremos, esta vitória é de vocês”, disse Correa aos simpatizantes na Praça Grande. O presidente, um economista de esquerda de 49 anos, recebeu 56,9% dos votos, segundo a contagem parcial do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).


Após a apuração de 54,05% das urnas, o banqueiro Guillermo Lasso, principal rival do presidente socialista, tinha 23,7% dos votos, enquanto o ex-presidente Lucio Gutiérrez recebeu pouco mais de 5%. Correa “triunfou, conseguiu a reeleição e isto merece nosso respeito e reconhecimento, vamos felicitá-lo e a sua organização por terem conseguido isto”, disse Lasso em um discurso em Guayaquil (sudoeste), no qual admitiu a derrota.


Fonte: France Press

Sites e Blogs

Deixe um comentário