Proteínas do soro do leite e sua utilização no exercício físico

As proteínas do soro do leite, também chamadas de Whey protein, são na maior parte das vezes (isoladas) produtos isentos de lactose, que é o açúcar do leite, e com uma baixa concentração de gordura, além de serem consideradas proteínas de alto valor biológico, ou seja, são bem absorvidas e utilizadas em nosso metabolismo. Apresentam aminoácidos de cadeia ramificada, importantes para a síntese muscular, além de serem fonte de outro aminoácido chamado cisteína, precursor de glutationa, importante no combate aos radicais livres gerados pelo próprio exercício.

O Whey protein é, portanto bem indicado para praticantes de musculação que visam o aumento de massa muscular, pois tem sinalização eficiente para a síntese muscular, o que chamamos de efeito anabólico.

A indicação do Whey Protein deve ser analisada caso a caso, pois algumas pessoas podem apresentar alergia às proteínas do leite, ou ainda se não fizerem acompanhamento nutricional podem consumir de forma errada esse suplemento, podendo sobrecarregar os rins, e muitas vezes não apresentado o resultado esperado.

Deixe um comentário