Projeto dos bancários ajuda artistas do DF

Programa está sendo gravado na casa do músico Adriano Rocha, na Rua do Mato. Foto: Ana Vilela

Estreia, domingo (2/8), às 20h, o “Portfólio Sala Brasília”, um programa que tem a cara do Distrito Federal. É um projeto do músico Adriano Rocha em parceria como Sindicato dos Bancários. A transmissão será pelos canais do YouTube do Sindicato (bancariobsb) e do projeto. Haverá um lançamento a cada semana. O primeiro a se apresentar é o músico Marcelo Café.

Marcelo Café será o primeiro a se apresentar

O Portfólio Sala Brasília apresenta músicos do DF e Entorno com composições autorais e performance solo. Kleytton Morais, presidente do sindicato, e Talida Régia, secretária de Cultura, informam que o projeto nasce para apoiar os artistas durante a pandemia. Um dos principais aspectos levados em conta pela curadoria para selecioná-los foi a situação econômica decorrente da covid-19”.

Outros critérios também consideradosforam o gênero e raça. Além do pagamento do cachê, outro objetivo é assegurar ao participante um portfólio profissional. As gravações dos bate-papos musicais de 30 minutos são produzidas na sala da casa de Adriano Rocha, na Fercal. Daí a palavra “sala” no título do projeto. 

Sobre o artista – O cantor e compositor Marcelo Café nasceu em Niterói (RJ) e mora em Ceilândia há mais de três décadas. Aos 7 anos, cantava na igreja evangélica que a família frequentava, incentivado pela mãe. 

Aprendeu a tocar violão e bateria. Com trabalho solo, em 2007, foi classificado para o Festival de Música da Rádio Nacional com “Depois do Samba”, mesmo nome do CD autoral, gravado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e lançado em 2015. 

Naquele ano, ganhou o prêmio de artista de samba mais acessado do Centro-Oeste pelo site Palco MP3. Em 2016, venceu o Festival Brasília Independente, da TV Globo-DF. Em 2017, venceu o Festival Universitário de Música Candanga (Finca-UnB).

No mesmo ano, foi destaque vocal no Festival São Paulo Exposamba, com “Samba Cura”. Marcelo Café também se destaca por seu trabalho de empoderamento de negras e negros.

Serviço 

Lançamento do Portfólio Sala Brasília

Data: Domingo (2/8)

Horário: 20h

Artista convidado: Marcelo Café

Como assistir: canais bancariobsb e Portfólio Sala Brasília

Deixe um comentário