Projeto “Controladoria na Escola”

Na próxima segunda-feira, dia 7 de novembro, a Controladoria-Geral do DF retornará ao Centro de Ensino Fundamental 404 de Samambaia para averiguar os resultados dos apontamentos realizados pelos alunos, em junho deste ano. A medida faz parte do projeto Controladoria na Escola que, ao ensinar os alunos a serem auditores cívicos e a fiscalizarem a execução da política pública no âmbito escolar, objetiva promover o controle social, a educação ética e cidadã, e o combate à corrupção. 

controladoria_na_escola

A iniciativa da Controladoria-Geral está sendo executada em 10 escolas da rede pública de ensino do DF. A escola 404 de Samambaia foi a primeira a receber o projeto e após 120 dias da fiscalização feita pelos alunos, acontece o retorno para apurar se houve atendimento das recomendações e melhorias quantos aos problemas encontrados e constantes em relatório entregue à Secretaria de Estado de Educação do DF.

Sobre o projeto

Voltado para o ensino médio e fundamental, “Controladoria nas Escolas” ensina de forma lúdica como se faz uma auditoria, o que é educação fiscal, a importância do voluntariado, e aborda os pequenos atos cometidos frequentemente que também se enquadram na categoria de corrupção.

Em primeiro momento, a Controladoria-Geral apresenta aos alunos a peça teatral “O Auto da Barca da Cidadania”. Depois, acontece uma roda de conversa sobre voluntariado, controle social, cidadania, entre outros assuntos correlatos. Também, os alunos são capacitados para se tornarem auditores cívicos. Além de fiscalizar, os alunos também são orientados a indicar ações que podem ser executadas por eles mesmos visando contribuir para a melhoria do ambiente escolar.

O projeto, realizado em parceria com dez escolas públicas da zona rural e urbana do DF, culmina em uma auditoria na escola feita pelos próprios alunos.

 

Serviço:

Data: 7.11.2016

Horário: 11 horas

Local: Centro de Ensino Fundamental 404 de Samambaia