Projeto Arte/Fato homenageia Mercado Sul

O projeto Arte/Fato, do Sindicato dos Bancários de Brasília, apresenta, terça-feira (23), uma live em homenagem ao Mercado Sul, histórico reduto cultural de Taguatinga. O evento será transmitido pelo canal do YouTube (/bancariosbsb).

Esta é a segunda edição do programa, que acontece a cada quinze dias e começou no último dia 9 de março. Nesta etapa o Arte/Fato contará com a participação da cantora Thabata Lorena, do ator Miqueias Paz, do poeta Vanderlei Costa e do artesão Virgílio Mota.

O objetivo da iniciativa é amenizar, por meio da cultura, o isolamento social dos brasilienses. Também visa auxiliar artistas que já estão há mais de um ano impedidos de trabalhar devido às medidas de isolamento social em razão da pandemia.

Atrações

Thabata Lorena mistura rap e diferentes linguagens da música brasileira.

Thabata Lorena, um dos expoentes da cena taguatinguense, mistura rap e diferentes linguagens da música brasileira. É atriz, instrumentista, mãe e pesquisadora da cultura popular brasileira. Em seu show no Arte/Fato, ela apresentará aos internautas uma experiência sensorial entre o sagrado e o profano.

Projeto Som de Papel – Sonoridades orgânicas.

O projeto Som de Papel – Sonoridades orgânicas – foi idealizado pelo percussionista Juraci Moura em 2011. Unindo música e consciência ambiental, traz uma nova proposta, utilizando tambores feitos com papel de saco de cimento. O show será em formato de quarteto, com baixo, bateria, guitarra e Juraci na percussão e vocal.

Vanderlei Costa trabalha com cinema, vídeo, poesia teatro e outras linguagens performáticas.

O espetáculo, que será apresentado pelo mímico Abder Paz, contará também com a participação cênica de Miqueias Paz, com a poesia de Vanderlei Costa e com o artesão Virgílio Mota.

Em meio à pandemia, o trabalho de todos esses artistas foi diretamente impactado. Eles lideram as ações de revitalização do Mercado Sul, como o projeto Ecofeira, que reunia artistas locais em apresentações à comunidade. A covid-19 os obrigou a se reinventar e a levar para internet os shows promovidos no local.

Deixe um comentário