Programa Memória do Mundo da Unesco

Estão abertas até o dia 21 de setembro no Arquivo Nacional, as inscrições de candidaturas ao Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Poderão se candidatar documentos ou conjuntos de documentos, de natureza arquivística ou bibliográfica, tanto textuais (manuscritos ou impressos), audiovisuais (filmes, vídeos ou registros sonoros), iconográficos (fotografias, gravuras ou desenhos) ou cartográficos.

O suporte pode ser convencional ou digital, mas a documentação deve estar custodiada em território nacional e ser de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. O edital do comitê nacional do programa da Unesco (MOWBrasil 2013) acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas, que sejam detentoras de documentos ou conjuntos documentais de valor inquestionável e excepcional para a memória brasileira.

Criado em 2004 pelo Ministério da Cultura, o comitê brasileiro do Programa Memória do Mundo da Unesco já lançou seis editais, que resultaram em 55 acervos contemplados com o registro. Na etapa seguinte, oito desses acervos foram inscritos no Registro Regional da América Latina e do Caribe do programa.

A lista de acervos brasileiros já reconhecidos pelo Programa Memória do Mundo inclui documentos como a Lei Áurea, os Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, o Diário de Viagens do Imperador Dom Pedro II, os manuscritos musicais de Carlos Gomes e o clássico filme Limite.

As diretrizes do Programa Memória do Mundo da Unesco e o edital MOWBrasil 2013 estão disponíveis no site do Arquivo Nacional (www.arquivonacional.gov.br). As candidaturas devem ser postadas até 21 de setembro para a Divisão de Protocolo e Arquivo do Arquivo Nacional, no seguinte endereço: Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro-RJ CEP 20.211-350.

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Fonte:

Deixe um comentário