Procon-DF disponibiliza cartilha virtual sobre cadastro positivo

O cadastro positivo de consumidores começou a valer este mês e, para informar sobre essa nova ferramenta, o Procon-DF disponibiliza, a partir de hoje, uma cartilha virtual.

“Nesse documento, o consumidor encontrará informações sobre o objetivo do cadastro, direitos e dicas importantes”, explicou Todi Moreno, diretor da autarquia.

Instituído pela Lei 12.414/2011, o cadastro positivo é um banco de dados disponível para consulta no mercado no qual são registradas informações sobre cumprimento das obrigações de pagamento e débitos em andamento de consumidores.

A inclusão no cadastro é opcional e, pelo texto da cartilha, a vantagem é a possibilidade de o consumidor que paga pontualmente suas obrigações obter favorecimento na análise para concessão de crédito, pois a ferramenta permite que o fornecedor avalie melhor os riscos.

Quem quiser ingressar no cadastro positivo deve fazer um pedido formal à instituição financeira que tenha contato ou aos serviços de proteção ao crédito -é possível cancelar a inscrição a qualquer momento.

Fonte:

Deixe um comentário