Problemas: impedimentos ou desafios?

Se você acha que problemas são impedimentos, não entendeu o jogo da vida! Há pessoas que se aproveitam até de um pé torto para esmolar. São os verdadeiros miseráveis da existência. A deficiência, que era pra ser um desafio de superação, faz com que se vitimizem e percam sua existência.

Quando o deficiente vence, mesmo com todas as dificuldades da deficiência, torna-se exemplo de motivação até para os saudáveis. Conheci Jerônimo Mendonça. Cego, tetraplégico e alegre, ele andava pelo País fazendo palestras motivacionais, estimulando e até envergonhando aqueles que são saudáveis, mas vivem sem disposição.

Hoje temos a geração “flocos de neve”. São pessoas que se abatem com qualquer dificuldade; buscam fugir pelas drogas e suicídio, sem coragem para enfrentar e vencer os desafios da vida. Fraqueza é ignorância. Sabedoria é fortaleza. É pelo enfrentamento e reflexão que desenvolvemos sabedoria; não o é pela fuga. Hoje, melhor que ontem, amanhã melhor que hoje.

Problemas são desafios para que cada um desperte o melhor de si. Nada de comparação com ninguém; nada de questionamentos do tipo “por que comigo?”. Pense como Júlio César: “vim, vi e venci”.

No livro “Socorro e Solução”, o educador José Carlos de Lucca analisa o momento atual. “Gastamos muito tempo e energia com queixas e lamentações improdutivas, quando deveríamos empregar nossas forças para derrubar as cercas de problemas que nos amarram. As verdadeiras limitações são aquelas que impomos a nós mesmos”.

Nick Vujicik nasceu sem braços e pernas, e hoje é um palestrante motivacional mundial. Ele afirma: “encontrei a felicidade quando entendi que, por mais imperfeito que eu seja, sou uma obra de Deus, criada de acordo com o plano que ele designou pra mim. Sempre tento melhorar, para que, assim, possa servir melhor a Ele e ao mundo. Acredito, do fundo do meu coração, que a vida não tem limites. Quero que sinta a mesma coisa em relação à sua vida, quaisquer que sejam seus problemas”. Então, siga com Nick. Vá até o YouTube, veja seus vídeos e viva com garra e determinação.

Deixe um comentário