Primeira unidade de Bombeiros no DF completa 50 anos

Em solenidade realizada hoje (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) celebrou o cinquentenário do primeiro quartel de bombeiros da cidade. A unidade foi inaugurada  em 28 de março de 1967, e funcionou inicialmente como Quartel Central provisório, onde trabalharam os primeiros bombeiros vindos do Rio de Janeiro.

 

 

Localizado no final da Asa Sul, o hoje 15º GBM comandado pelo Major QOBM/Comb. Clayson Augusto Marques Fernandes,  recebeu velhos companheiros e a solenidade levou às lágrimas muitos dos “bravos homens do fogo”. Antigos comandantes abriram o desfile militar sob o comando do Coronel da reserva Luiz Carlos Serafim Filho e  o olhar atento do Coronel Hamilton Esteves, Comandante Geral.

Bombeiros pioneiros

 

Na ocasião foram homenageados os bombeiros pioneiros, militares de outras forças e civis que colaboraram com o CBMDF. Também foi entregue o Certificado “Amigo da Pioneira” a todos aqueles que prontamente sempre apoiaram essa unidade cinquentenária.

Assista ao vídeo com o desfile do Pelotão da Saudade.

 

 

Histórico*

Em 16 de janeiro de 1967 chega em Brasília o último contingente do Rio de Janeiro, findando assim por definitivo a transferência para a Nova Capital. Também nesse ano o Decreto-Lei no 315, de 13 de março de 1967 passa a subordinação do Corpo de Bombeiros à Secretaria de Segurança Pública.

Em 28 de março de 1967, o primeiro Quartel de Bombeiros foi inaugurado em Brasília, construído em alvenaria, que teve a primeira denominação de “‘Quartel da Asa Sul”, e o seu primeiro Comandante o então Major Gilberto Baptista de Almeida.

Em 31 de janeiro de 1968, este Quartel teve seu nome alterado para “Quartel Central Provisório”, onde funcionava toda a administração do então denominado Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e em 27 de março de 1969 recebeu a denominação de “Quartel Sede do 1o Sub Grupamento de Incêndio”. Mais recentemente, a denominação de 1ª Companhia Regional de Incêndio, tendo subordinação direta ao então 1º Batalhão de Incêndio. Na sede do quartel da Asa Sul várias gerações de bombeiros foram formadas no período onde a corporação não possuía seu Centro de Formação de Praças.

Hoje, o denominado 15o Grupamento de Bombeiro Militar, tem subordinação direta ao Comando de Área da Região Metropolitana, e conta com a força de 118 militares (homens e mulheres), 5 viaturas, sendo 1 de salvamento, 1 de combate a incêndio urbano, 2 unidades de resgate (ambulância) e 1 escada mecânica de 55 metros.

A área de atuação  compreende o aeroporto Internacional de Brasília até as margens do lago, entre o Parque da Cidade e o Lago Paranoá, entre a DF 085 com a DF 003 até o TJDFT e entre a DF 085 com a DF 003 até os limites do Aeroporto Internacional de Brasília. O grupamento atende aproximadamente 3600 ocorrências por ano.

Atualmente o 15º GBM tem como Comandante o Major QOBM/Comb. Clayson Augusto Marques Fernandes. A unidade se destaca ainda como referência na organização dos serviços administrativos e operacionais, realizando constantes treinamentos e capacitações, com o apoio dos Grupamentos Especializados, agindo de forma preventiva em toda a área de atuação, com simulados e realizando o trabalho de levantamento estratégico das áreas de risco em toda Asa Sul, além de estar integrado com a comunidade, onde promove diversas ações sociais.

  • Fonte: CBMDF

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Fonte:

Deixe um comentário