Portal da Transparência do DF é repaginado

“O novo portal retrata a missão da Controladoria”, afirmou Aldemário Araújo Castro, controlador-geral do DF. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Governo do Distrito Federal lançou o novo leiaute do Portal da Transparência do DF nesta quarta-feira (30). Segundo o GDF, o objetivo é facilitar as pesquisas sobre a aplicação dos recursos públicos, detalhando também a arrecadação de impostos.

A novidade no portal é a ferramenta Superbusca, que permite uma procura ativa de informações e possui modelo semelhante ao de buscadores padrões da internet, ou seja, basta digitar uma palavra e todos os arquivos relacionados a ela serão identificados.

“O novo portal retrata a missão da Controladoria”, afirmou Aldemário Araújo Castro, controlador-geral do DF. Ele acrescentou que o site “permitirá não só conhecer o valor dos contratos, mas também o valor unitário de cada produto”.

Segundo Aldemário, não é mais admissível que o DF tenha contratos em papel ou travados em planilhas de Excel, por conta da dificuldade para fiscalização. Um decreto cobrando a digitalização de todos os contratos será publicado até o fim deste ano.

Para acessar não é necessário qualquer tipo de identificação ou senha. Qualquer cidadão pode navegar livremente, consultando e exportando os dados disponibilizados.

A importância do Portal

No Portal da Transparência estão disponíveis as principais informações sobre os servidores, compras e prestações de contas, patrimônios dos órgãos públicos, além de informações sobre as execuções orçamentárias e financeiras do Distrito Federal, tais como receitas, despesas e qual valor é arrecadado com multas de trânsito e impostos.

Deixe um comentário