Políticas para produtores de petróleo

O Ministério de Minas Energia regulamentou a política para “aumentar a participação de empresas de pequeno e médio porte nas atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural”. Isso está na Lei 12.351/10, aguardava sanção desde que havia sido aprovada, em 2010, pelo Conselho Nacional de Política Energética.
Isso pode significar o desenvolvimento desse segmento, já que as pequenas e médias empresas (também denominadas “independentes”), não têm condições de competir nos leilões das rodadas autorizadas pelo ministério. Segundo especialistas que formataram o modelo de atuação das empresas independentes, sua importância se deve ao papel complementar às grandes companhias.
Hoje existem pouco mais de 20 pequenos e médios produtores de óleo e gás em atividade no país. A produção atual das empresas de pequeno porte, que hoje atuam em 39 campos terrestres, tem uma extração total de cerca de 3.600 barris por dia, segundo a ANP. As pequenas e médias empresas atualmente geram 2.600 empregos diretos.
Fonte: Folha Online
Sites e Blogs

Deixe um comentário