PIB do Brasil em 2019 apresenta menor avanço em três anos

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (4), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019. O avanço, de 1,1%, foi o mais fraco em 3 anos. Em valores correntes, o PIB do ano passado totalizou R$ 7,3 trilhões.

O resultado foi afetado principalmente pela perda de ritmo do consumo das famílias e dos investimentos privados. Segundo a coordenadora de contas nacionais do IBGE, Rebeca Paris, apesar de ser o terceiro ano consecutivo de crescimento, em 2017 e 2018 (1,3%), a economia brasileira ainda está no patamar do primeiro trimestre de 2013. “São três anos de resultados positivos, mas o PIB ainda não anulou a queda de 2015 e 2016″, explicou Rebeca.

No começo de 2019, a estimativa era de um avanço de mais de 2% no ano. O Ministério da Economia projetou uma alta de 1,12%. O percentual divulgado pelo IBGE veio dentro do que era esperado pelo mercado que, com resultados fracos nos meses de novembro e dezembro, passou a projetar taxa bem próxima de 1%.

Deixe um comentário