PF faz busca e apreensão na casa do governador do Piauí

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (27), na terceira fase da Operação Topique, que apura desvios na Educação no Piauí. Os alvos são o governador Wellington Dias (PT), sua esposa, a deputada federal Rejane Dias (PT-PI). As equipes da PF foram à casa do casal, em Teresina, e ao gabinete da parlamentar, em Brasília. 

A operação é uma continuidade de investigações de agosto de 2018 e setembro de 2019 que apontam crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação na Secretaria de Educação do Estado. Segundo a PF, os desvios eram obtidos por meio de pagamentos superfaturados de transporte escolar. As empresas formavam um consórcio para simular uma concorrência nas licitações, com a participação de servidores.

Conforme as investigações, foram desviados cerca R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) por servidores da cúpula da pasta que se associaram a empresários de locação de veículos. Mesmo após as ações de 2018 e 2019, o governo estadual continua com os contratos com as empresas envolvidas no esquema, que totalizam R$ 96,5 milhões, em 2019 e 2020. 

A ação na Câmara dos Deputados foi autorizada pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal. A operação da PF é um trabalho em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF).

A deputada Rejane Dias divulgou nota em que afirma que “recebe com tranquilidade os desdobramentos da referida Operação” e que está à disposição para esclarecer o caso. “Durante seu exercício à frente da Secretaria de Educação, a parlamentar sempre se portou em observância às Leis, tendo em vista a melhoria dos índices educacionais e a ampliação do acesso à educação dos piauienses”. O governador Wellington Dias ainda não se manifestou.

Deixe um comentário