PCDF desarticula quadrilha de chilenos

A Polícia Civil do Distrito Federal desarticulou uma quadrilha formada por homens de nacionalidade chilena especializada em praticar furtos em lojas de shoppings no DF e de outras unidades da Federação. Somente em um estabelecimento comercial do Lago Norte, eles deram prejuízo de R$20 mil.

“Estamos investigando essa quadrilha desde o mês de setembro do último ano, quando eles furtaram dois vasos, no valor de R$10 mil cada, de um shopping do Lago Norte. Eles não são pessoas amadoras e não faziam as ações de forma despreparada. Pelo contrário, eles tinham equipamentos para burlar a segurança e até mesmo cortar alarmes”, explicou o delegado Giancarlos Zuliani, da 9ª DP (Lago Norte).

Durante as investigações, a PCDF realizou o monitoramento dos acusados e na última tentativa de furto, no mesmo shopping no Lago Norte, agentes conseguiram interceptar três acusados que compareceram ao estabelecimento comercial.

Na operação, um dos rapazes fugiu e dois outros, um de 27 e outro de 37 anos, foram presos em flagrante e levados à delegacia. No depoimento, os acusados confessaram o crime e informaram a existência de um caderno onde estaria anotada a rota de shoppings a ser percorrida para a prática de crimes.

O caderno foi encontrado pelos policiais em um hotel localizado em Valparaíso, em Goiás, onde os chilenos estavam hospedados.

Segundo o delegado, nessas anotações estão os nomes de grandes shoppings do DF e de outros estados. A polícia descarta o envolvimento de donos e funcionários deste hotel na prática dos crimes.

Os presos serão encaminhados à Penitenciária da Papuda onde permanecerão à disposição da Justiça brasileira. De acordo com a PCDF, a Interpol será acionada para que as informações criminais dos acusados sejam disponibilizadas.

Eles responderão pelos crimes de formação de quadrilha e furto qualificado tentado, com penas que variam de dois a oito anos de prisão para cada um dos envolvidos. A polícia ressaltou, ainda, que o suspeito foragido já foi identificado e as buscas, iniciadas.

Fonte:

Deixe um comentário