PCDF abre licitação para adquirir novo helicóptero

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai adquirir um helicóptero de porte leve, monomotor, com no mínimo seis lugares, orçado em cerca de R$ 10,7 milhões. O edital de licitação internacional foi publicado na quinta-feira (27) no Diário Oficial do DF, com previsão de o processo ser concluído em até 60 dias. A  última compra de aeronave pela corporação foi há 12 anos.
O equipamento reforçará as ações de segurança pública nas cidades do DF pelos agentes da Divisão de Operações Aéreas (DOA), que atualmente possui apenas dois helicópteros, um com 12 anos de uso, e outro com 17.
“O objetivo é modernizar a frota e permitir que se intensifiquem as operações. Há mais de 12 anos que a PCDF não adquire uma aeronave, que é necessária como suporte na repressão ao crime e para proteger a equipe de policiais em terra”, explicou o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Jorge Xavier, à Agência Brasília.
Com os três helicópteros em operação, será possível fazer o planejamento para que pelo menos dois dos equipamentos estejam sempre disponíveis para operações, caso algum fique em manutenção.
Ainda segundo Jorge Xavier, a licitação foi aberta para concorrentes internacionais porque “aumenta a possibilidade de redução no preço do helicóptero, pois terá mais empresas concorrendo”.
Essa é a segunda licitação internacional aberta pela Polícia Civil do Distrito Federal. A primeira ocorreu em 2013, referente à aquisição de 100 fuzis de assalto e precisão, no valor de R$ 1,5 milhão. A estimativa da corporação é receber as armas em até 90 dias.

Fonte:

Deixe um comentário