Passou o carnaval, mas continue se cuidando

Passado o carnaval, fica o aprendizado para quem aproveitou a folia para cair na gandaia e acabou curtindo aquela sempre desagradável ressaca. Se você também é daqueles que aguarda o carnaval o ano todo e não toma os devidos cuidados durante o “reinado de Momo”, vamos aproveitar as lições para as festas que certamente virão ao longo do ano.

Sempre que você for ingerir bebida alcoólica, siga algumas orientações para poder aproveitar esses momentos da melhor forma possível! O álcool costuma aumentar a diurese do nosso corpo. Por isso, corremos o risco de ficarmos desidratados quando a ingestão é elevada, especialmente se não bebermos água junto. É importante também ficar atento à temperatura. No período de carnaval, as temperaturas em geral são elevadas na maior parte do Brasil. Isto também contribui para aumentar a desidratação do nosso corpo, por meio do suor. Em outras épocas, mesmo com o clima mais ameno, é importante evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica. Mas, se o fizer, não se esqueça de beber muita água.

A desidratação piora a ressaca. Portanto, a principal dica é manter-se sempre bem hidratado. Em eventos como as festas juninas, por exemplo, é recomendável procurar comer em locais que cuidam da higiene dos alimentos. Alguns detalhes podem ser observados, como se os manipuladores estão devidamente uniformizados. Isto evita a transmissão de doenças por alimentos manipulados de forma errada.

Todo cuidado é pouco! Alimentos gordurosos devem ser evitados e frutas e vegetais, que são ricos em fibra e água, ajudam a manter a saúde intestinal e minimizam a ressaca. Então, lembre-se: durante todo o ano, aproveite as festas, mantenha-se hidratado quando for beber bebidas alcoólicas e cuidado com o que for comer! Na semana que vem conto como podemos ajudar nosso corpo a limpar os excessos que invariavelmente cometemos. Até lá!

Deixe um comentário