Parques terão feiras de produtos orgânicos todo sábado

Usuários dos parques Águas Claras, Olhos D’água e Bosque do Sudoeste que buscam uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos poderão comprar produtos orgânicos certificados nas Feiras de Orgânicos do Programa Brasília nos Parques. A Associação dos Produtores Agroflorestais, Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília e a Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado foram selecionadas, por meio de edital de chamamento público, para realizar as feiras todos os sábados, das 9h às 12h, nesses parques.

Sofia Carvalho, membro da Associação de Produtores e Produtoras Agroflorestais (ASPROSAFS) responsável pela feira em Águas Claras explicou que as 8 famílias que fazem parte da associação produzem comida como consequência do processo de regeneração do solo e recomposição do ecossistema florestal. Segundo ela, o governo ter uma iniciativa que permita o encontro entre esses produtores e os consumidores é fundamental. “O governo passou a ter um olhar da demanda do produtor garantindo uma parceria que funcione para todo mundo. Estamos bem animados. O sentimento das pessoas é muito positivo”, disse.

A Feira de Orgânicos é fruto da parceria entre a Sema-DF, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF). Os órgãos formaram uma comissão para selecionar, por meio de edital de chamamento público publicado no dia 23 de fevereiro de 2018, associações e cooperativas de produtores orgânicos do Distrito Federal que tivessem interesse na comercialização de produtos orgânicos nos parques.

A iniciativa agradou os frequentadores dos parques. Larissa Sales, moradora de Águas Claras, garante que será cliente frequente da Feira. “Adoramos a ideia. É muito boa. Incentiva o consumo dos produtos orgânicos que não prejudicam o meio ambiente e a nossa saúde”, disse.
O Programa Brasília nos Parques foi criado em 2016, pelo Decreto nº 37.115 sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF). O objetivo é estimular o uso dos parques e unidades de conservação distritais pela população. “Além de estimular que os brasilienses frequentem os parques, vamos movimentar a economia local e inserir os produtores rurais no processo de comercialização”, explica o secretário adjunto de meio ambiente, Manoel Antônio Vieira Alexandre.

Após a conclusão das análises das propostas enviadas, a Comissão selecionou a Associação dos Produtores Agroflorestais (ASPROSAFs) para ser responsável pela feira semanal no Parque Águas Claras; a Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília para o Parque Olhos D’água e a Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado como realizadora da feira no Parque Bosque do Sudoeste. Elas acontecerão sempre aos sábados, simultaneamente nos três parques, no período da manhã.

Fonte:

Deixe um comentário