Parque de Águas Claras fechado para carros

Restrição vale a partir de sábado (16) nos fins de semana e feriados
A partir de sábado (16), os frequentadores do Parque Ecológico de Águas Claras não poderão estacionar dentro da reserva, nos finais de semana e feriados. As 40 vagas existentes no interior do Parque passam a ser destinadas apenas a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. A medida foi tomada pelo Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, para conter a superlotação de veículos, que, por falta de espaço, invadem as áreas verdes, provocam acidentes, dificultam a coleta de lixo e atrapalham diversas práticas esportivas.
Os usuários do espaço ecológico terão a opção de estacionar no campus da faculdade Uniplan, na avenida Pau Brasil, lote 2, que possui 600 vagas, e estará disponível, gratuitamente, das 8h às 18h. De acordo com o IBRAM, a restrição ao estacionamento interno em dias específicos (finais de semana e feriados) vai trazer segurança e qualidade de vida aos usuários do parque. “O Ibram adotou a medida a fim de beneficiar os frequentadores, garantindo que eles possam usufruir ainda mais de todos os atrativos ecológicos, recreativos e de lazer oferecidos pela unidade”.
O parque ecológico de Águas Claras recebe, em média, quatro mil pessoas nos finais de semana e feriados, e o número de veículos supera, em média, cinco vezes o limite da capacidade máxima do estacionamento interno da reserva. A Polícia Ambiental e a Polícia Militar serão responsáveis pela organização e monitoramento do tráfego de veículos no Parque Ecológico de Águas Claras.
De acordo com o presidente da Associação dos Moradores de Águas Claras Vertical (Asmav), José Júlio de Oliveira, a comunidade apoia a restrição. “Somos favoráveis à medida e contrários à proibição total. Qualquer medida que venha a trazer benefícios ao cidadão e ao meio ambiente é sempre bem vinda. Mas, aliado a isso, é preciso empreender outras ações visando causar o menor impacto possível na rotina dos usuários”.
            
Melhorias
            Está previsto para o mês de abril a entrega das obras de revitalização do Parque de Águas Claras, contemplado por meio do Programa Brasília, Cidade Parque. As obras incluem a construção de novos banheiros públicos, reforma nos portões de acesso de pedestres e guaritas, sinalização, aquisição de mobiliário urbano, serviços de limpeza, recuperação de áreas erodidas e degradadas, reparos nas ciclovias e cercas, quadras esportivas e áreas de convívio, além de melhorias na infraestrutura destinada à educação ambiental.
            As obras estão sendo realizadas com recursos de compensação florestal oriundos do licenciamento de empreendimentos imobiliários, além de serviços realizados em parceria com a Novacap e Administração Regional de Águas Claras. Os recursos totalizam cerca de R$ 3,5 milhões.
 
 
Por Wanúbia Lima
 
Da Redação

Deixe um comentário