Parlamentar de Brasília faz campanha para presidir a Câmara dos Deputados

Rogério Rosso já disputa com três pré-candidatos, inclusive o atual presidente, Rodrigo Maia

                                                                          Foto: divulgação

Intensificam-se as campanhas de parlamentares para ocupar o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Falta menos de um mês para a escolha dos membros da Mesa Diretora da Casa.  Um dos pré-candidatos, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), sugeriu ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que há haja um debate entre os postulantes na TV Câmara.

O próprio Rodrigo Maia é pré-candidato, embora não confirme sua pretensão. Os outros são os deputados Jovair Arantes (PTB-GO) e André Figueiredo (PDT-CE). Rogério Rosso argumenta que a eleição para a presidência da Câmara não interessa apenas aos parlamentares, mas a toda a população porque o eleito ocupará a Presidência da República nas ausências do presidente Michel Temer (PMDB-SP).

Neutralidade oficial

Aliás, esta é uma disputa que preocupa muito o governo. O presidente da Câmara dos Deputados pode dificultar demais a aprovação de projetos de interesse do Palácio do Planalto. Tanto que Michel Temer cancelou viagem a Davos, no Fórum Econômico Mundial, para acompanhar tudo de perto. Ao menos oficialmente a posição do Poder Executivo é não defender nenhuma das candidaturas.

Esta neutralidade anunciada pelo governo não existe na prática. Tanto o presidente da República quanto seus ministros envolvem-se na eleição de presidentes tanto da Câmara quanto do Senado Federal. Ter no posto um aliado é de vital importância para o governo federal evitar mais turbulências, especialmente nesta época de crise. Rodrigo Maia, por exemplo, tem sido um importante colaborador do presidente Michel Temer.

A eleição para presidente e todos os cargos da Mesa Diretora acontecerá dia 2 de fevereiro. Participação de Rodrigo Maia na eleição é questionada na Justiça por vários partidos, sob argumento de que não é permitida a reeleição numa mesma legislatura.

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Deixe um comentário