Para começar o ano com o pé direito!

Na primeira semana de 2019, pesquisadores brasileiros publicaram na revista Nature, uma das de maior impacto no mundo, o resultado de um estudo mostrando que a prática de exercício físico pode ser um remédio eficaz contra o desenvolvimento do mal de Alzheimer e até reverter alguns efeitos da doença. O estudo foi realizado em modelo animal. Porém, promete uma revolução no tratamento do Alzheimer.

As metas de ano novo costumam incluir a prática de exercícios físicos na lista de muitas pessoas. Até porque, a maior parte da população está sedentária, e teria benefícios inumeráveis fazendo exercícios regularmente.

O exercício físico faz com que o músculo produza uma proteína com efeito hormonal, a Irisina, que fortalece as sinapses no cérebro, melhorando a função de memória. Além disso, já era sabido que a Irisina ajuda na “queima” de gordura corporal.

Quer motivos melhores para começar hoje a se exercitar? Acho que essas notícias são suficientes, mas se quiser mais um motivo, vamos lá: muitos estudos sobre mudança de comportamento mostram que quando você está engajado em uma modalidade esportiva, fica muito mais fácil a adesão a dietas. O padrão alimentar melhora naturalmente. Afinal, as pessoas se sentem mais motivadas a se alimentar com mais qualidade.

O contrário também é verdadeiro. Pessoas sedentárias têm mais dificuldade em seguir um planejamento alimentar ou aderir a padrões alimentares mais saudáveis. Então, para começar o ano com o pé direito, exercícios e alimentação saudável têm que estar juntos nas metas para 2019!

Deixe um comentário