Paixão e tinta fresca

Francisco Batista, mais conhecido como Aeros

As pichações e a sujeira nos 130 metros lineares do muro do Centro de Ensino Fundamental 15, na QSA 5, em Taguatinga Sul, darão lugar à arte do grafiteiro Aeros. Desde segunda-feira (20), o artista ceilandense pinta seus desenhos. Ele prevê que o trabalho estará concluído na segunda-feira (27).

Esta é a quinta intervenção de Aeros – seu nome de batismo é Francisco Batista – em colégios públicos de Taguatinga. Em Ceilândia, foram outras 18. Com 37 anos, Aeros está há 20 anos no ramo e há 12 revitaliza escolas do Distrito Federal.

Aeros já passou por projetos sociais, como o extinto Picasso Não Pichava.  Atualmente, ele atua socialmente com oficinas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Para o artista, a educação é a principal virtude e sente falta disso no reconhecimento do seu trabalho. “Muitas pessoas vêm aqui e picham minha arte. Não dá para o governo coibir isso”, disse.

Em média, a tinta usada por Aeros permanece por 10 anos no desenho. Entretanto, o sol, a chuva e o

utras ações do tempo encurtam o prazo de validade para cinco anos. “Com as pichações os desenhos acabam ficando expostos por menos tempo”, lamenta.

Fonte:

Deixe um comentário