Pacientes de 33 municípios buscam tratamento em Brasília

Triagem. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um dado revelador da estrutura de Saúde Pública no Brasil. Brasileiros são obrigados a percorrer centenas de quilômetros para receber atendimento médico, porque os equipamentos de Saúde estão concentrados nas grandes cidades.

Pessoas necessitadas de atendimentos de baixa e média complexidade que procuram Brasília percorrem, em média, 234 Km até chegar a uma unidade de saúde na Capital Federal. Se o caso for mais grave, de alta complexidade, as distâncias se ampliam para 323 Km. São deslocamentos bem acima do que acontece na média nacional, que é de 72 quilômetros.

Brasília é a quinta capital que mais atrai pessoas de outros municípios em busca de atendimento de baixa e média complexidade, aquele que não exige internação, como consultas, exames clínicos, serviços ortopédicos e radiológicos, fisioterapia e pequenas cirurgias. A cidade é a quarta quando o caso é de alta complexidade.

O levantamento do IBGE foi feito para o Ministério da Saúde e para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados são de 2018, quando ainda funcionava o programa Mais Médicos com centenas de profissionais cubanos que foram dispensados pelo governo Bolsonaro. Assim, é possível que a realidade hoje seja ainda mais severa.

Para continuar a leitura, clique aqui.

Deixe um comentário