PAC entrega 77 equipamentos e beneficia 440 mil pessoas

O governo federal efetivou na terça-feira (14) os primeiros repasses de 2014 de equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para prefeituras brasileiras. Ao todo, a ação entregou 28 caminhões-caçamba, 29 pás carregadeiras e 20 motoniveladoras para 77 cidades dos estados de Sergipe e do Rio de Janeiro.

Mais de 440 mil pessoas residentes no meio rural desses estados serão beneficiadas com o uso dos equipamentos.

Os caminhões-caçamba e pás carregadeiras foram doados para o estado de Sergipe. A entrega atende 57 municípios do estado. O conjunto de equipamentos beneficiará uma população rural superior a 340 mil moradores.

Os veículos serão usados para intensificar a recuperação das estradas vicinais e também para acelerar as obras de infraestrutura hídrica, nos locais atingidos pela estiagem. Para adquirir as máquinas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) investiu R$ 15 milhões.

“Estamos atravessando o período mais crítico da estiagem. Aqui, as chuvas devem começar só em abril ou maio. A partir do auxílio das máquinas, os municípios poderão se preparar e estruturar as estradas, além de construir barragens e aguadas para armazenar água”, pondera o delegado federal do MDA em Sergipe, Adailton dos Santos. A transferência das máquinas para os municípios ocorreu na capital Aracaju.

A segunda ação do dia entregou 20 motoniveladoras para 20 municípios fluminenses. O evento foi realizado no município de Sapucaia, na Região Serrana do estado. As máquinas terão como destino a construção, recuperação e manutenção das estradas vicinais usadas pelos agricultores familiares.

“O trabalho que será realizado por essas 20 motoniveladoras irá beneficiar quase oito mil famílias de agricultoras familiares e uma população rural de 101 mil pessoas”, destaca o delegado do MDA no estado do Rio de Janeiro, José Octávio Fernandes. Nesta entrega, o ministério investiu aproximadamente R$ 8,2 milhões para a aquisição das motoniveladoras.

Fonte:

Deixe um comentário