Osdramátikos abre temporada de lives no Youtube

Foto: Divulgação

O grupo Osdramátikos inicia em 16 de junho uma temporada de leituras dramatizadas apresentadas em lives no Youtube. As apresentações online do quarteto formado por Abaetê Queiroz, André Araújo, Juliana Drummond e Rosanna Viegas serão sempre às terças-feiras, às 20 h,  pelo canal bit.ly/osdramatikos.

“Osdramátikos em Casa” tem na programação textos encenados como leituras em clima informal de autores como Charles Bukowski, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Eugène Ionesco e Ariano Suassuna. 

O projeto, realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), seria apresentado fisicamente no Espaço Cultural Renato Russo. Entretanto, com o isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, as apresentações ficaram impossibilitadas. Para que fosse executado ainda neste ano, o grupo viu nas lives a solução, como têm feito muitos artistas pelo mundo.

Nas apresentações online, o público passa a ver cada ator do elenco separadamente em uma janela, uma das principais diferenças do formato. “Chamamos esse projeto de degustação literária, porque fazemos as leituras e servimos vinho para a plateia. Agora, o que muda é a falta de contato direto com o público”, explica a atriz Juliana Drummond.

Mais do que uma novo formato de se apresentar, o grupo precisou criar uma nova maneira de produzir um espetáculo para as transmissões. O processo criativo passou por uma fase de pesquisa tanto ao observar lives artísticas quanto no próprio cotidiano típico do período de quarentena. 

“Até conversas informais que temos em videoconferências com amigos e familiares se transformaram em alvo de pesquisa pra gente. Analisamos enquadramentos, modo se falar em vídeo para entendermos a dinâmica que daríamos para o projeto “Osdramátikos em Casa”, detalha Abaetê Queiroz.

Com o desafio de transformar o trabalho feito em um palco para as lives, os textos foram escolhidos pensando numa estética que se se alinhasse com as limitações que um espetáculo feito com cada ator em sua casa.  

“As limitações desse novo fazer foram importantes para a definição dos textos que vamos encenar. Diálogos individuais muito extensos, já que estaremos com cada um enquadrado numa tela ficam inviáveis”, diz Abaetê.

Calendário cultural – Mais produzida do que uma leitura dramática convencional, o formato inclui cenografia informal e figurino que ajudam a criar a atmosfera contida nos textos encenados, mas sem perder o clima intimista, segundo Abaetê Queiroz. 

Em cartaz há cinco anos, com apresentações às terças-feiras, as leituras dramatizadas do grupo se tornaram parte do calendário cultural de Brasília, cativando público fiel que acompanha semanalmente o grupo.

Programação do projeto “Osdramátikos em Casa”

16 de junho – Liberdade Liberdade, de MIllôr Fernandes e Flávio Rangel

23 de junho – Bukowski, compilação de textos de Charles Bukowski

30 de junho – A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

7 de julho – Anjo Pornográfico, compilação de Textos de Nelson Rodrigues

14 de julho – A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna

21 de julho – Poétikos, compilação de poesias de vários escritores

28 de julho – Em Alto Mar, de SlawomirMrozek

4 de agosto – Maratona de Nova York, de Edoardo Erba

11 de agosto – Herculano Demasiado Urbano, de Tiago Miranda

18 de agosto – Os Estonianos, de Julia Spadaccini

25 de agosto – Amor ao Meio Dia, compilação de textos de Alexandre Ribondi

1º de setembro – A Cantora Careca, de Eugène Ionesco

8 de setembro – Poétikos BSB, compilação de poesias de autores brasilienses

15 de setembro – Erótikos, compilação de textos eróticos

22 de setembro – Melhor do Semestre (obra mais votada pelo público)

SERVIÇO

Osdramátikos em Casa (lives de leituras dramáticas)

Todas as terças, de 16 de junho a 22 de setembro, às 20h

Canal Osdramátikos no Youtube(bit.ly/osdramatikos)

Deixe um comentário