Os benefícios da vitamina D

A vitamina D é um assunto bastante discutido nos dias de hoje na área de nutrição, pois muitas evidências recentes sobre ela têm surgido.

Há muito tempo que a medicina reconhece o relacionamento indiscutível entre a exposição ao sol e a saúde óssea. Sem a vitamina D os ossos não conseguem obter o cálcio necessário para o seu fortalecimento.      Entretanto, ainda há muito a ser desvendado.

Níveis adequados de vitamina D podem aumentar a fertilidade, reduzir inflamações, ajudar a controlar o peso corporal, proteger contra doenças infecciosas (por exemplo, a gripe), prevenir AVC e demência, potencializar o sistema imunológico e a memória, além de manter a força muscular.

A vitamina D apresenta ação hormonal no nosso organismo, e por isso tem tantas funções importantes.

Diferente de outras vitaminas que o ser humano só consegue através da alimentação ou pela produção de bactérias da microbiota intestinal durante a fermentação das fibras alimentares, a vitamina D, além de estar presente em fontes alimentares, é também produzida na pele quando temos exposição moderada ao sol. Quem disse que não fazemos fotossíntese, não é mesmo?!

O tema é tão extenso que renderá ainda bons artigos nas próximas semanas. Falarei, na próxima edição, sobre os alimentos fontes, recomendações de exposição solar, e ainda a polêmica sobre essa exposição solar. Afinal de contas, crescemos com a ideia de que o sol faz mal e causa envelhecimento precoce…

Confira a 105ª edição

Deixe um comentário