O que esperar do concurso da SEDESTMIDH?

Faltando pouco mais de um mês para o fim da atual gestão do Governo do Distrito Federal, um novo edital foi publicado: o da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH, antiga SEDEST). São 314 vagas – 187 para nível superior e 127 para nível médio –, além do cadastro-reserva. A organizadora será o Instituto Brasil de Educação (IBRAE), uma banca nova e desconhecida.

Primeiramente, saiba: a banca é uma incógnita para todos. Assim como você não sabe muito sobre ela, na mesma situação estão todos os demais candidatos. O IBRAE já até realizou algumas provas, mas, em uma pesquisa rápida nos principais sites de provas anteriores, não consegui encontrá-las. No site da organizadora, não há nada além de editais. Portanto, é com eles que vamos trabalhar.

  • Nível superior: Compreensão e interpretação de textos. 2. Domínio da ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5. Substituição de conectores. 6. Domínio dos mecanismos de coesão e coerência. 7. Emprego dos sinais de pontuação. 8. Emprego do sinal indicativo de crase. 9. Colocação dos pronomes átonos. 10. Concordância verbal e nominal. 11. Regência verbal e nominal. 12. Sinonímia e antonímia. 13. Denotação e conotação.
  • Nível médio: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Domínio da ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5. Emprego dos sinais de pontuação. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Colocação dos pronomes átonos. 8. Concordância verbal e nominal. 9. Regência verbal e nominal. 10. Sinonímia e antonímia.

Aparentemente, os dois editais são diferentes (coloquei em negrito o que é específico de nível superior), mas quase nada: “a substituição dos conectores” está prevista no “domínio da estrutura morfossintática do período” e os tópicos 5 e 12 de nível superior são indispensáveis ao entendimento do 1. Portanto, posso afirmar que é possível estudar para nível médio e superior ao mesmo tempo.

Vou objetivamente detalhar cada um dos conteúdos, tendo como base o edital de nível superior:

  1. Entendimento e inferência de informações de um texto. Isso é treino! Pegue provas anteriores da FCC, IADES e QUADRIX (válido para todos os demais tópicos);
  2. Emprego das letras (você, depois dos 18, só memoriza quando se usa G ou J lendo), acentuação e hífen. Lembre-se: o novo Acordo Ortográfico pode ser cobrado.
  3. Emprego dos acentos agudo e circunflexo (está também em ortografia).
  4. Domínio as 10 classes gramaticais e as funções no período simples e composto. É o pré-requisito para entender os tópicos de 5 a 11! Estude-o com afinco!
  5. Conjunções coordenativas e subordinativas adverbiais. Estão todas neste link: bit.ly/conectivoselias.
  6. Conexões físicas (sinônimos, pronomes, conjunções) e lógicas de um texto.
  7. Vírgula, pontos, aspas, travessão e parênteses. Assunto totalmente dependente de sintaxe.
  8. Uso do acento grave. O conhecimento de morfologia e de regência é muito exigido.
  9. Próclise, ênclise e mesóclise.
  10. Concordância do verbo com o sujeito (verbal) e dos artigos, adjetivos, pronomes e numerais com o substantivo (nominal).
  11. Conhecimento sobre as preposições que podem ser exigidas por verbos, substantivos, adjetivos e advérbios.
  12. Sentidos semelhantes (sinônimos) e sentidos opostos (antônimos) das palavras.
  13. Sentido real (denotativo) e figurado (conotativo) de palavras e expressões.

 

Use esse detalhamento para nortear os seus estudos! Revise cada um dos tópicos! Com a dedicação necessária, uma vaga será sua!

Deixe um comentário