Ônibus com portas dos dois lados começam a circular

Foto: Ônibus Brasil/Clébio Júnior

A partir de hoje (13), os usuários das linhas de ônibus que passam pela EPTG contarão com as novas frotas com portas dos dois lados que circularão no corredor exclusivo, durante todos os dias da semana.

Ao todo, 160 veículos vão circular no corredor exclusivo. As empresas que farão a operação com os novos coletivos são Urbi, com 46 ônibus; Marechal, com 39 e São José, com 75 veículos. Além disso, 42 linhas passarão pela via, sendo 21 com destino à Rodoviária do Plano Piloto, 15 para a W3 Sul e seis no  trajeto para a W3 Norte. No local, também circularão 11 linhas semiexpressas de veículos com porta apenas do lado direito, uma vez que esses ônibus não desembarcam passageiros ao longo da via.

Os passageiros continuarão embarcando nos abrigos do canteiro central, mas devem observar o lado em que os ônibus irão passar. Atualmente, cerca de 65 mil passageiros circulam pela EPTG em linhas com destino à Rodoviária do Plano Piloto, W3 Sul e W3 Norte.

Faixa reversa – Com a chegada dos novos ônibus, a Secretaria de Mobilidade (Semob) vai encerrar a operação da faixa reversa na EPTG. A medida, adotada provisoriamente até a chegada dos veículos com portas também do lado esquerdo, alcançou o objetivo de diminuir em até 30 minutos o tempo de viagem no transporte coletivo.

No horário de pico, enquanto os ônibus utilizavam a faixa reversa, muitos carros passaram a utilizar a faixa exclusiva no sentido do fluxo. Com isso, a operação possibilitou aumentar em 20% a fluidez do trânsito.

*Com informações Agência Brasília

Deixe um comentário