Óleo atingiu 900 localidades do litoral brasileiro, diz Ibama

Foto: João Moraes/Agência Brasil

Na última sexta-feira (6), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) divulgou um número de localidades atingidas pelas manchas de óleo no litoral brasileiro. A organização registrou 903 pontos com resquícios de poluição. Os pontos estão em todos os nove estados do Nordeste, além do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

No domingo (8), o número foi revisado. Das 900 localidades, cerca de 543 têm uma contaminação menor que 10% do espaço atingido. Manchas maiores apareceram em 24 localidades, a metade delas concentrada no litoral baiano. Mais de 40 locais em que o óleo ainda é encontrado ficam na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil.

As primeiras manchas de óleo surgiram no dia 30 de agosto, em praias da Paraíba. Agora, o tamanho das manchas está diminuindo. Porém, mesmo com a diminuição, Estados continuam prejudicados. A Bahia lidera a lista, com 342 localidades atingidas. Em seguida, aparecem Alagoas, com 115, e Espírito Santo, com 104.

Deixe um comentário