Obras do balão do Morro da Cruz são retomadas

Equipe da Novacap constrói rede para drenagem de águas pluviais na área do balão. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) retomou as obras para ampliação do balão do Morro da Cruz, em São Sebastião. O trabalho começou em 10 de janeiro, mas precisou ser interrompido no fim do mês em virtude do aumento das chuvas. Na semana passada, com menores precipitações, os técnicos da empresa pública voltaram a atuar no local.

O deputado distrital Lira (PHS) destinou R$ 300 mil em emenda parlamentar e tem cobrado a conclusão das obras, executadas pela Novacap com equipe própria. O projeto, porém, foi elaborado pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação. A ampliação do balão vem acompanhada de aproximadamente 120 metros de rede para drenagem pluvial e cerca de 1,5 mil metros quadrados de pavimentação. Além disso, há a colocação de 500 metros de meios-fios. Reivindicação da população local, a ampliação vai permitir que carros maiores acessem mais facilmente as vias. O perímetro, além de precário, trazia alto risco de acidentes, por ser um cruzamento com fluxo também de pedestres. 

O  investimento em materiais para solução desse problema é de cerca de R$ 100 mil. A Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) auxiliaram no serviço. Os órgãos removeram as interferências, como postes de iluminação e edificações.

A expectativa é que sejam necessários até 60 dias para a conclusão da reforma, uma vez que há a possibilidade de chuvas pelos próximos dias. Além disso, serão necessárias pequenas interrupções no fluxo de veículos.

São 15 pessoas trabalhando com utilização de um rolo-compressor, uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, um patrol e nove caminhões.

}

Fonte:

Deixe um comentário