O que faz um político sem mandato?

A proximidade das eleições de outubro faz reaparecer figuras tradicionais da política do DF. Afastados do poder desde 2015, muitos deles continuaram trabalhando nos bastidores e devem se reapresentar como candidatos em 2018, depois de quatro anos sem ocupar cargos públicos.

É o caso dos ex-deputados distritais Alírio Neto (PTB), Arlete Sampaio (PT), Eliana Pedrosa (Podemos), Olair Francisco (PP) e Washington Mesquita (PTB). O Brasília Capital conversou com os cinco para saber o que eles fizeram após o fim de seus mandatos e o que pretendem nas próximas eleições. Confira:

Alírio Neto informa que continua fazendo “palestras gratuitas nas escolas públicas e particulares do DF”

Alírio Neto – O policial civil aposentado disputou vaga na Câmara dos Deputados em 2014 pelo PEN. Obteve 78.945 votos, mas não se elegeu. Mudou de partido em 2016 e assumiu a presidência local do PTB. Entretanto, garante que não mudou sua rotina: “continuei fazendo o que sempre fiz: palestras gratuitas nas escolas públicas e particulares do DF contra as drogas, além da atividade político-partidária”.

Ele agora pretende um voo ainda mais alto: é pré-candidato ao GDF: “visitei algumas cidades em outros países que têm sucesso em políticas públicas para conhecer e aprender”, conta o petebista. Mas esclareceu: “tudo por minha conta”.

Arlete Sampaio declara que continuou “fazendo política”, especialmente na direção do partido

Arlete Sampaio – A ex-deputada, que foi vice-governadora de Cristovam Buarque, responde, bem-humorada, quando questionada sobre o que fazem os políticos sem mandato: “política”. Ela não disputou nenhum cargo eletivo em 2014. Situação que mudou para este ano. Nega que pretende se candidatar a algum cargo majoritário: “sou pré-candidata a deputada distrital”. Sobre os três anos que ficou fora dos holofotes, a petista disse passou três meses na França e conheceu outros lugares. Disse estar estudando. E reforça: “continuo fazendo política na direção do partido”.

Eliana Pedrosa diz que dedicou seu tempo à família

Eliana Pedrosa – “Depois que saí do mandato, dediquei um bom tempo à minha família e um tempo para mim, me reciclando com novos conhecimentos, muita leitura e conversa com pessoas que poderiam dar contribuições importantes para meu crescimento”. Foi assim que Eliana definiu seu tempo sem mandato.

Três vezes eleita deputada distrital, a empresária concorreu à Câmara Federal em 2014 e não obteve sucesso. Concorreu pelo PPS, recebeu 55.340 votos e não garantiu sua cadeira no Congresso. Assim como Alírio, afirma que agora disputará o Buriti: “Nosso partido tem o senador Álvaro Dias como pré-candidato a presidente e eu sou pré-candidata ao GDF”.

Olair Francisco afirmou que trabalhou “24 horas por dia empresarialmente”

Olair Francisco – O que fez o ex-deputado nos três últimos anos? “Trabalhei 24 horas por dia em minha empresa (Agittus Calçados)”. É secretário-geral do Partido Progressista do DF. Não disputou as eleições de 2014, mas pretende voltar à CLDF em 2019. “Quando não estava trabalhando no ramo empresarial, percorri o DF para entender os problemas da população”, diz. Ele se orgulha do trabalho feito como deputado: “a Câmara Legislativa ouvia mais a população, e o Executivo ouvia mais o Legislativo por saber disso”, concluiu.

Washington Mesquita passou três anos “refletindo sobre seu mandato”

Washington Mesquita – O ex-deputado passou os últimos três anos “refletindo sobre os pontos positivos e negativos” de seu mandato. Um dos responsáveis pela festa católica de Pentecostes, realizada em Taguatinga, que recebeu 3 milhões de pessoas em 2017, segundo os organizadores, Mesquita tentará voltar à Câmara Legislativa pelo mesmo partido que disputou em 2014, o PTB. Segundo ele, nesse período sem mandato, “procurei fortalecer minha base política, trazer novos líderes, famílias, pessoas para a gente se preparar melhor”. Disse ainda que em 16 de agosto – quando começa a campanha – terá um grupo “coeso, segmentado e capacitado para alcançar o objetivo que é ser eleito novamente”.

Fonte:

Deixe um comentário