O que é inteligência espiritual?

“É um terceiro tipo de inteligência. Diferente da emocional, que trata da capacidade de se lidar com as emoções, a espiritual fala da alma, o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam a minha emoção e como eu reajo a isso. É com ela que resolvemos problemas de sentido e valor, desenvolvemos valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações, a capacidade de se ter uma vida cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. Está ligada à necessidade humana de se ter propósito na vida”, ensina a Dra Dana Zohar, autora do livro “QS-INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL”, em entrevista à revista Exame.

Dra. Dana baseia seu trabalho em pesquisas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram, por ressonância magnética e outras técnicas, o que está sendo chamado de “o ponto de Deus” nos lobos temporais do cérebro, área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas.

Ela identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes: praticam o autoconhecimento, são idealistas, holísticas, compassivas, independentes, espontâneas, celebram a diversidade, são capazes de encarar e utilizar a adversidade, têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo, sempre perguntam por que, são levadas por valores e têm facilidade para interpretar textos sagrados.

Deixe um comentário