O que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa

O feriado nacional da Semana Santa, de Sexta-feira da Paixão (2) e domingo (4), altera o funcionamento de serviços e estabelecimentos no Distrito Federal. Com o feriadão prolongado, o funcionamento dos serviços públicos é alterado. Para o funcionalismo, foi decretado ponto facultativo na quinta-feira (1). Confira o que abre e fecha na Semana Santa e programe-se para não ser pego de surpresa.

Transporte – As linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público do DF funcionarão com tabela horária de domingo. Na quinta-feira (1º), todos os coletivos estarão em operação normal, com tabela horária de dia útil. A tabela de domingo costuma ser adotada nos feriados nacionais, quando a demanda por transporte público é bastante reduzida. No sábado (3) e domingo (4) o funcionamento do transporte coletivo será normal.

Na quinta-feira (1º), o Metrô funcionará normalmente (das 5h30 às 23h30). Na Sexta-feira Santa, o funcionamento seguirá o horário de feriado: das 7h às 19h.

Saúde – Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ambulatórios estarão fechados na sexta-feira (2), assim como as policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). As emergências dos hospitais regionais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão de forma ininterrupta. O Samu pode ser acionado pelo telefone 192.

A Fundação Hemocentro de Brasília não estará aberta na sexta-feira. No entanto, a Fundação está recebendo doações na quarentena por agendamento, para diminuir as pessoas que ficam na sala de espera. Para agendar a doação de sangue individual ou em grupo, o interessado pode ligar para 3327-4413 ou 3327-4447. Além disso, o agendamento individual da doação de sangue pode ser feito pelo telefone 160, opção 2, ou 0800 644 0160.

As emergências dos hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24h por dia, sem interrupção dos serviços.

Cultura – Os espaços administrados pela Secretaria de Cultura estão fechados temporariamente por conta da pandemia.

Jardim Botânico – Aberto para visitação pública de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Estará em funcionamento durante todo o feriado de Páscoa.

Zoológico –Aberto para visitação pública de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h. Estará em funcionamento durante todo o feriado de Páscoa.

Banco de Brasília (BRB) – Agências abrem na quinta-feira (1º) das 9h às 10h para prioridades e das 10h às 14h para o restante do público. As agências em shoppings centers funcionam das 13h às 17h. Na sexta-feira (2) nenhuma agência vai funcionar. Correspondentes abrem normalmente na quinta-feira e fecham na sexta.

Conselhos Tutelares – Funcionarão em regime de plantão nos dias 1º e 2 de abril. Somente por telefone para receber denúncias, nos números (61) 3234-8555 e 3234-2876.

Na Hora – Os postos localizados em shoppings vão seguir o horário de funcionamento dos estabelecimentos na quinta-feira (1º/4). Na sexta-feira não funcionam.

Procon – Não terá atendimento presencial na quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2) não funcionará.

Restaurantes Comunitários – Estarão abertos na quinta-feira (1º) e no sábado (3) e fechados na sexta-feira (2). Não funcionam aos domingos.

Alojamentos – Alojamento provisório do Abadião aberto ininterruptamente. Casas de passagens e casas de acolhimento institucional abertas ininterruptamente.

Cras e Creas – Fecham na sexta-feira (2). As atividades voltam ao normal na segunda-feira (5).

Caesb – As equipes de manutenção vão trabalhar em regime de plantão na quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2). Não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora e nem expediente. Atendimento remoto, Agência Virtual, app, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.

CEB – As equipes de emergência e o teleatendimento funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. As agências de atendimento continuam temporariamente fechadas devido às medidas de prevenção ao enfrentamento da pandemia da covid-19. O funcionamento dos postos de atendimento da CEB-D no Na Hora seguirão as orientações da Secretaria de Justiça.

DER – Na quinta-feira (1º) não haverá atendimento presencial aos cidadãos no setor de Multas e Penalidades na sede do órgão. As operações de reversão de sentido nos horários de pico nas vias DF-003 e DF-095 / BR-070 serão realizadas normalmente. Neste dia, por ser ponto facultativo, o Eixo Rodoviário estará aberto ao tráfego de veículos normalmente, bem como a faixa exclusiva de ônibus da EPNB permanece exclusiva apenas aos coletivos, vans escolares e táxis. Na Sexta-feira Santa, as operações de reversão na subida do Colorado e na Estrutural / BR-070 não serão realizadas e na DF-002 (Eixo Rodoviário) será operado o Eixão do Lazer das 6h às 18h. Na EPNB (DF-075), a faixa exclusiva para ônibus estará liberada para o tráfego de todos os veículos.

SLU – Serviços de varrição, coleta seletiva e coleta convencional funcionam normalmente na quinta-feira (1). Na sexta-feira (2), esses serviços serão em regime de plantão. A Unidade de Recebimento de Entulho (URE) estará fechada na sexta-feira.

Defesa Civil – Estará disponível em todo o feriado da Semana Santa, em esquema de plantão. Os acionamentos devem ser feitos via 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.

Polícia Civil e Polícia Militar – As delegacias 24h funcionam normalmente durante todo o feriado. Na quinta-feira (1º) será ponto facultativo para os policiais do serviço administrativo. De sexta-feira (2) a domingo, a PM trabalha apenas com o serviço operacional, sem o auxílio do administrativo.

Corpo de Bombeiros – Funcionará em regime de plantão 24h por dia.

DF Legal – A força-tarefa atuará normalmente durante todo o feriado. Não haverá atendimento ao público.

Parques – · Parque Recreativo do Gama, bberto todos os dias das 6h às 18h; Parque Distrital das Copaíbas, funciona das 8h às 18h; · Monumento Natural Dom Bosco, aberto todos os dias das 6h às 18h; Parque Ecológico do Paranoá, aberto todos os dias das 6h às 18h; Parque Ecológico Sucupira, aberto todos os dias 6h às 20h; Parque Ecológico do Lago Norte, aberto todos os dias das 6h às 18h; Parque Ecológico da Asa Su, aberto todos os dias das 6h às 20h; Parque Ecológico Olhos d’água, aberto todos os dias portão principal 5h30 – 20h e portões laterais 6h – 18h; Parque Ecológico Ezechias Heringer, aberto todos os dias das 6h às 22h; Parque Ecológico de Águas Claras, aberto todos os dias das 5h às 22h; Parque Ecológico do Riacho Fundo, aberto todos os dias das 6h às 18h; Parque Ecológico Areal, aberto todos os dias das 6h às 18h; Parque Ecológico Veredinha, aberto todos os dias das 6h às 22h; Parque Ecológico Cortado, aberto todos os dias das 6h às 18h; Parque Ecológico Três Meninas, aberto todos os dias das 7h às 18h; Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul, aberto todos os dias das 6h às 18h; Parque Ecológico Península Sul, aberto todos os dias das 6h às 22h.

Com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário