O mundo perde o escritor e filósofo italiano Umberto Eco.

Faleceu nesta sexta (19), em sua casa, às 22h30, Umberto Eco. Ele tinha 84 anos e foi um filósofo, semiólogo e romancista.

 

umberto-eco--644x362
O escritor italiano Umberto Eco

 

Personagem importante da cultura contemporânea, Eco escreveu obras como “ O Nome da Rosa”, “O Pêndulo de Foucault”. Seu último livro, publicado em 2015, no mesmo dia de seu aniversário, foi “Número Zero”. Ele era colaborador do jornal italiano La Repubblica.

Nascido em Alexandria em 5 de janeiro de 1932, Umberto Eco foi um semiólogo, filósofo e escritor prolífico. Em 1988 ele fundou o Departamento de Comunicação da Universidade de San Marino. Desde 2008 era professor emérito e presidente da Escola Superior de Humanidades da Universidade de Bolonha.

Em 2015 lançou juntamente com outros escritores a editora “O Navio de Teseu”. Sua última entrevista ao jornal La Repubblica disse: “Estamos loucos, deixamos a Mondazzoli” (sua antiga editora). Na ocasião sua sócia na nova editora, Elisabetta Sgarbi, escreveu em seu twitter “O Navio de Teseu cumprimenta seu capitão. Obrigada Umberto.”

Umbeto Eco tinha 84 anos e deixa dois filhos, Stephen e Charlotte, e a mulher Renate Ramge, com quem era casado desde 1962. Segundo a agência de notícias France Press, ele lutava contra um câncer.

Fonte:

Deixe um comentário