O Carnaval

Segundo o dicionário Houaiss, o Carnaval é uma festividade antiquíssima, que, segundo alguns estudiosos, tinha o objetivo de ser um período em que as pessoas desfrutavam de diversos prazeres do mundo antes de entrar em um período de jejum e abstinência, também conhecido como Quaresma. Atualmente, é uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros. Os brincalhões afirmam que “o ano só começa após o Carnaval”. Para uns, muita curtição, fantasias, amores e álcool; para outros, dias de descanso, estudo ou oração.

Uma reflexão veio à minha cabeça: vejo – ainda mais agora – a palavra “Carnaval” escrita ora com letra maiúscula, ora minúscula. O antigo Formulário Ortográfico de 1943 diz o seguinte acerca do assunto:

XVI

EMPREGO DAS INICIAIS MAIÚSCULAS

  1. Emprega-se letra inicial maiúscula:

10.º – Nos nomes de fatos históricos importantes, de atos solenes e de grandes empreendimentos públicos: Centenário da Independência do Brasil, Descobrimento da América, Questão Religiosa, Reforma Ortográfica, Acordo Luso-Brasileiro, Exposição Nacional, Festa das Mães, Dia do Município, Glorificação da Língua Portuguesa etc.

OBSERVAÇÃO – Os nomes das festas pagãs ou populares escrevem-se com inicial minúscula: carnaval, entrudo, saturnais etc.

       Ou seja, até 31 de dezembro de 2008, a grafia da palavra deveria ser feita com letra minúscula. Em 2008, todavia, o decreto 6.583 – Também conhecido como o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – apresentou um novo entendimento. Veja:

Base XIX

Das minúsculas e maiúsculas

2º) A letra maiúscula inicial é usada:

  1. e) Nos nomes de festas e festividades: Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos.

Em outras palavras, o Novo Acordo não faz distinção acerca da natureza da festividade. Seja religiosa ou pagã, deve-se grafar a ocasião com letra maiúscula!

Obs.: vale a pena notar que os exemplos de festas e festividades apresentados pelo texto do Novo Acordo são todos religiosos! É isso que traz polêmicas à discussão. De todo modo, reitero: não foi feita qualquer distinção entre a origem das festas.

O Novo Acordo Ortográfico traz muitas outras informações acerca do emprego de maiúsculas e minúsculas. O decreto está no site planalto.gov.br, e pode ser acessado por qualquer um! Mas, por enquanto, vamos aproveitar o Carnaval! Bom feriado!

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Fonte:

Deixe um comentário