Nutrição para o Crossfit

Hoje vou falar de duas paixões. A primeira é a nutrição, e a segunda o Crossfit. Muita gente acha que Crossfit é uma modalidade esportiva, porém, Crossfit é apenas uma marca relacionada a um programa de condicionamento físico extremo. Mas como se popularizou, especialmente aqui no Brasil que é o segundo país do mundo com maior número de boxes (academias) afiliadas à Crossfit, vamos continuar chamando pelo nome comercial/marca.

No Crossfit combinamos exercícios de levantamento de peso (LPO), elementos ginásticos (barra, flexão, muscle up, pistol) e exercícios aeróbicos (corrida, remo, bicicleta, pular corda). Essas combinações geram os treinos chamados de Wods (work out of the day – exercício do dia). Normalmente, intercalando dias de maior intensidade e dias de menor intensidade ou de descanso ativo, esse programa de condicionamento tem demandas energéticas elevadas, e muitas vezes, por causa da variedade de estímulos, podem trazer dores musculares de início tardio.

Como a nutrição pode ajudar no Crossfit? A parte mais importante não está no uso de suplementos, mas sim numa dieta equilibrada e saudável. Alimentos pouco processados, naturais, e em alguns momentos de densidade energética mais elevada ajudam no bom desempenho. Claro que cada indivíduo busca um objetivo dentro de cada prática esportiva, porém, se estivermos pensando em desempenho na modalidade, esses quesitos precisam ser atendidos.

Alimentos com elevado potencial antioxidante, como frutas vermelhas e roxas, tais como o açaí, rico em polifenóis, ajudam bastante na recuperação entre os treinos. Aliado a isso, fontes de proteína de alto valor biológico, e nesse caso suplementos proteicos podem ajudar no processo, especialmente por serem naturalmente ricos em aminoácidos de cadeia ramificada (se forem de origem animal, como o whey protein).

Outros suplementos podem melhorar a performance, como creatina e beta-alanina. Você pratica Crossfit e quer melhorar composição corporal ou a performance? Procure um nutricionista!

Deixe um comentário