Nutrição na infância

Em comemoração ao dia das crianças, falaremos hoje sobre a alimentação na infância. Ao nascer, o alimento primordial para qualquer criança é o leite materno. Esse é o alimento responsável por manter a criança saudável e com a imunidade adequada pelo menos até os seis meses de vida, quando é necessário que se faça a introdução de novos alimentos.

É na infância que desenvolvemos nossos principais hábitos alimentares, e isso pode influenciar no crescimento, desenvolvimento e estado nutricional dessas crianças, futuros adolescentes e adultos. A obesidade infantil é hoje um dos grandes problemas de saúde pública, junto com a obesidade em adultos e o desenvolvimento de outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes. A prevenção dessas doenças começa nesse período com o estímulo a bons hábitos alimentares e de exercício físico.

Crianças que não comem frutas e hortaliças, e fazem grande parte de suas refeições ricas em açúcares e gorduras apresentam maior risco de desenvolverem obesidade, já na infância, e até mesmo de perpetuarem esse quadro para a vida adulta, por isso, é na infância, quando estamos conhecendo os alimentos e os sabores, que devemos estimular que as crianças adotem hábitos alimentares saudáveis.

Deixe um comentário