Novo Castelão completa um ano

Entre os destaques em 2013, jogo da Seleção Brasileira na Copa das Confederações e shows de Paul McCartney e Beyoncé

Há um ano, Fortaleza abria a sequência de inaugurações das novas arenas brasileiras para a Copa do Mundo da Fifa 2014. Inteiramente reformado, o Castelão, na capital cearense, foi o primeiro dos 12 a ser entregue. O pontapé inicial foi dado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em 16 de dezembro de 2012, com direito a apresentação do cantor cearense, Raimundo Fagner, na esplanada. Cerca de 40 mil pessoas participaram da festa.

Em um ano, o estádio recebeu 38 jogos dos Campeonatos Brasileiro das séries A, B e C, Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Na Copa das Confederações, o equipamento ganhou destaque internacional ao sediar três partidas: Espanha X Nigéria (23/06); Itália X Espanha (27/06) e Brasil X México (19/06), jogo que marcou a história da Seleção Brasileira. Foi lá que o time entrou em campo com um jogador a mais: a torcida. A empolgação foi tão grande que, antes mesmo da bola rolar, o público já empolgava Felipão, comissão técnica e jogadores ao cantar o Hino Nacional Brasileiro.

A arena é a maior das regiões Norte e Nordeste, com capacidade para 63.903 torcedores, e terá papel importante no Mundial de 2014. “Realizamos nesse primeiro ano 41 partidas de futebol, dois shows nacionais e dois shows internacionais. O Castelão é exemplo no Brasil e no mundo de agilidade, economia e qualidade”, afirma Ferruccio Feitosa, secretário Especial da Copa 2014 no Ceará.

Arena Multiuso

O equipamento foi projetado para ser um espaço multiuso de padrão internacional. Ao longo deste ano recebeu grandes eventos internacionais, como os show do ex-Beatle Paul McCartney e da diva norte-americana Beyoncé. Além disso, diariamente, os portões do Castelão são abertos para milhares de pessoas durante as visitas guiadas e para quem pretende almoçar com direito a vista para o gramado, no Restaurante Arena Castelão.

Arena Sustentável

Em dezembro, a Arena se tornou o primeiro equipamento esportivo da América do Sul a receber Certificação Ambiental Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), desenvolvida pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes (Green Building Council–USGBC).

Copa de 2014

Durante o Mundial, a Arena vai receber jogos de três campeãs mundiais: Brasil, Uruguai e Alemanha. Ao todo, serão seis partidas, entre elas o jogo da Seleção Brasileira contra o México no dia 17 de junho, às 16h, além de um confronto das Oitavas de Final e outro das Quartas de Final.

Fonte:

Deixe um comentário