Novacap e DER testam ponte do Bragheto

Quem passou pela saída Norte de Brasília na segunda-feira (17) percebeu vários caminhões carregados de brita parados ou se movimentando sobre a ponte do Bragheto, que dá acesso ao Lago Norte. Ligados a sensores instalados na ponte, os veículos testavam a segurança da estrutura, que passa por reformas.Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela obra, para o ensaio 34 sensores (instrumentos de medição) foram interligados, por meio de cabos, a um sistema de aquisição de dados e este a um microcomputador com software de análise integrado. 

Os testes foram feitos em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e visam avaliar o comportamento da estrutura quando submetida a diferentes variações de carga. Os resultados vão sinalizar se o projeto de recuperação da ponte está adequado aos impactos previstos ou se há necessidade de alterações. “As medições obtidas passarão por análise da equipe técnica, mas, preliminarmente, o teste foi positivo, certificando o projeto elaborado”, avalia o diretor de Edificações da Novacap, Francisco Ramos.

Asfalto – No sábado (15), a usina de asfalto da Novacap em Ceilândia bateu um recorde: foram produzidas 678,07 toneladas de massa asfáltica. O registro ultrapassa todos os recordes já alcançados para um só dia de produção.

“O O tempo seco possibilita abrir grandes frentes de trabalho, como o recapeamento das vias do Setor Policial Sul, da Quadra 10 do Park Way e da Quadra 12 do Setor de Mansões Dom Bosco”, explica o diretor de urbanização da companhia, Luciano Carvalho.

O presidente da Novacap, Candido Teles, destaca que grandes marcas de produção de asfalto na usina da companhia também foram registradas nos primeiros meses do ano, durante as intervenções do programa SOS DF. E afirma que o recorde atingido sábado mostra que o governo terá condições de recuperar as ruas do Distrito Federal, obedecendo às determinações do governador Ibaneis Rocha”.

Deixe um comentário