Será inaugurada, amanhã (25), a nova Linha de Distribuição de Alta tensão (LDAT) da CEB entre Riacho Fundo e Sudoeste, ampliação que reforçará o fornecimento de energia nas duas cidades e também na região central de Brasília, Sudoeste, Noroeste, Cidade Digital e Estádio Nacional Mané Garrincha.
“Essa é uma das onze obras acompanhadas pela ANEEL com vistas à Copa do Mundo de 2014. É uma linha de distribuição importante para o desenvolvimento sócio-econômico de Brasília”, explicou o diretor de Engenharia da CEB, Mauro Martinelli.
Foram investidos R$10,4 milhões na execução da obra, que consistiu na instalação de 13,5km de fios de alta tensão que se conectam à Subestação Samambaia (de Furnas) por meio da LDAT Samambaia/Riacho Fundo, inaugurada no ano passado.
Com isso, as subestações Sudoeste e Brasília Norte (da CEB) – até então alimentadas apenas pela subestação Brasília Sul (de Furnas), que trabalha no limite de sua capacidade – passam a ser abastecidas também pela Subestação Samambaia.
A LDAT Riacho Fundo/Sudoeste trabalhará em 138Kv e potência de 160 MVA- capacidade para atender uma cidade de 200 mil habitantes- e também levará energia para as Subestações Noroeste e Cidade Digital, que estão em fase de construção, e à Subestação Estádio Nacional.
A dupla alimentação garantirá mais confiabilidade no suprimento de energia aos setores Sudoeste, Noroeste, Cidade Digital, Águas Claras, ADE Águas Claras, Riacho Fundo e região Central de Brasília, além do Mané Garrincha.
Fonte: Agência Brasília