Mundo católico tem um novo papa

Cardeais elegeram um novo papa (Alberto Pizzoli/AFP)

Cardeais elegeram um novo papa

A tão esperada fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta das 19h08 (horário local), às 15h08 (Brasília) desta quarta-feira (13/3). 115 cardeais escolheram o novo papa da Igreja Católica.

Chove no Vaticano e fiéis lotam a Praça de São Pedro à espera do novo nome que vai representar mundialmente a igreja. Sinos da Basílica de São Pedro soaram a toda força, como nos dias de festividades, confirmando a escolha de um novo papa, cuja revelação deverá ser feita dentro de cerca de meia hora. Fiéis reunidos na Praça de São Pedro cantam, pulam, gritam “viva o papa”.

Para conhecer o nome do novo papa, será necessário aguardar que o novo chefe da Igreja Católica aceite seu posto e escolha um nome, antes que o protodiácono, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, faça o anúncio oficial (“habemus papam”) e que o novo Papa apareça no balcão da Basílica de São Pedro.

Os vaticanistas apontam como favoritos um italiano, o arcebispo de Milão Angelo Scola, de 71 anos, e três nomes do continente americano. Os cotados são o brasileiro Odilo Scherer, 63 anos, arcebispo de São Paulo e considerado o candidato da cúria; o canadense Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos e discípulo de Bento XVI; o americano Timothy Dolan, 63 anos, arcebispo de Nova York.

Fonte: France Press

Sites e Blogs

Deixe um comentário