Ministério da Saúde confirma 1ª suspeita de coronavírus no Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a pasta subiu o comitê de emergência para nível 2, que significa “perigo iminente” Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em uma entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (28), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a pasta subiu o comitê de emergência para o nível 2, que significa “perigo iminente”. A justificativa é um possível caso de coronavírus no Brasil.

A suspeita é de uma estudante de 22 que esteve na cidade de Wuhan, na China, e retornou ao Brasil na sexta-feira (24). Segundo o Ministério da Saúde, este é o único caso no País considerado do novo vírus.

A pasta afirmou que acompanha a situação de perto e afirma que 14 pessoas próximas da paciente também estão sendo monitoradas. “É um monitoramento clínico, que acontece por telefone e visitas para ver se há qualquer elevação de temperatura e sinal de sintoma”, explicou o ministro Luiz Henrique Mandetta.

O ministro disse que é momento de tranquilizar a população. Ele lembra que o caso ainda não está confirmado e que foi importado, ou seja, não aconteceu a partir de contaminações em solo nacional.

A paciente é de Minas Gerais e aguarda, em quarentena, o resultado de um exame meta genômico, que pode confirmar o coronavírus. O resultado deve sair até sexta-feira (31).

Deixe um comentário