Metade dos veículos do DF está com licenciamento atrasado, diz Detran

Mais da metade (53%) dos 1,6 milhão de veículos do Distrito Federal não estavam com licenciamento em dia até esta segunda-feira (18), informou o Detran. A menos de três meses do início da fiscalização, 880 mil veículos ainda tinham débitos. A partir de 1º de outubro, o órgão começa a cobrar o pagamento da documentação de 2016.

detran-df-Foto- Tony Winston-Agência Brasília(1)
(FOTO: TONY WINSTON/ AGÊNCIA BRASÍLIA)

Até esta terça (19), 768 mil licenciamentos veiculares foram quitados. Em 2015, o Detran registrou uma procura diária de 12 mil pessoas para quitar os pagamentos de IPVA, Dpvat, a taxa de licenciamento e eventuais multas.

“A nossa preocupação é que o motorista deixe para a última hora e aconteça como no ano passado: 12 mil pessoas em um único dia procuraram o Departamento de Trânsito para emissão do documento”, afirmou o diretor de fiscalização do Detran, Silvain Fonseca.

Cerca de 40% dos documentos enviados pelo Detran aos motoristas retornam à origem por desatualização cadastral no endereço dos motoristas.

“Se a pessoa mudou de endereço, ela é obrigada a comunicar o órgão de trânsito a atualização do seu endereço para que possa receber seu documento no seu endereço atual. Ele procura uma agência do Detran para atendimento, leva um comprovante de residência, um documento de identidade, preenche o requerimento e na hora vai ser atendido e já modificado o endereço para o novo domicílio”, complementa Fonseca.

O motorista que for flagrado com a documentação atrasada leva sete pontos na carteira e uma multa de R$ 191. A partir de 4 de novembro o valor da punição vai aumentar para R$ 293. A professora Luciana Menino aguarda apenas a chegada do 13º salário para regularizar os pagamentos.

“Ano passado eu levava criança de colo e cortava fila, esse ano não dá mais. A criança não está mais no colo. Esse ano não tem desculpa, vou precisar pagar o quanto antes.”

 

 


Governo do DF determina ‘uniforme’ de taxistas; veja regras

Multas por farol baixo no DF serão ‘perdoadas’, anuncia Rollemberg

Detran oferece colônia de férias gratuitas para alunos da rede pública

Fonte:

Deixe um comentário